Sindicato dos Professores de Santa Maria rebate declarações do prefeito

Sindicato dos Professores de Santa Maria rebate declarações do prefeito

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O Sindicatos dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) enviou uma nota ao Diário, rebatendo declarações do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) em entrevista na edição do final de semana. Ele disse que o governo só foi comunicado da operação tartaruga – redução dos períodos de aulas – quatro dias depois, sem tempo para a prefeitura fazer o planejamento sobre a merenda escolar e o transporte. Pozzobom afirmou, ainda, que “parte do sistema do Sinprosm tem uma questão política, eu sei disso”. Os professores têm feito manifestações e adotado medidas para pressionar o Executivo a conceder o reajuste ao piso.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


“De fato, esta coordenação não tratou de operação tartaruga com o prefeito na reunião de 19 de julho. Em primeiro lugar, por que nunca combinamos – nem combinaríamos – nada com o prefeito. A coordenação representa a sua base, formada por quase 3 mil professores da ativa e aposentados. Todos têm voz e vez. Em segundo lugar, a assembleia que deliberou a greve parcial aconteceu em 31 de julho – após a reunião, portanto –, encorpada pela crescente insatisfação com as protelações do governo”, diz um trecho da nota. Acrescenta que o governo foi comunicado dois dias depois, dentro do prazo legal de 72 horas.



Sobre a conotação política, o sindicato rebate: “Todos os anos acontecem campanhas salariais, com força diretamente proporcional às respostas do governo, seja ele qual for. O discurso que tenta atrelar à campanha salarial ao ano pré-eleitoral ignora os fatos (e a lógica): estamos desde março na atual mobilização, sem nenhuma resposta do governo”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola municipal da Nova Santa Marta começa a receber os alunos Anterior

Escola municipal da Nova Santa Marta começa a receber os alunos

UFSM está entre as melhores universidades do Brasil em ranking da América Latina e do Caribe Próximo

UFSM está entre as melhores universidades do Brasil em ranking da América Latina e do Caribe

Educação